A
Arp(
Jean)
Escultor
francês, que atuou inicialmente como pintor e poeta.Participou
da segunda exposição do grupo
" Blaue Reiter" onde encontrou Kandinsky.
Participou do movimento dadá e posteriormente colaborou com a revista
"De Stjil" ao mesmo tempo que participava do movimento surrealista
em Paris.
Todas as criações de Jean Arp são caracterizadas
pela obsessão das ondulações elementares, os apelos
recíprocos do vazio e do cheio.
Arte
Povera
Nome que engloba uma série de manifestações artísticas
nas duas últimas décadas na Europa e América, tendo
em comum um conceito de arte diferente do tradicional na medida me que
não a consideram como uma atividade destinada a produzir objetos
estéticos mas como um processo, nunca concluido totalmente, onde
o espectador deve participar.
Como exemplos deste tipo de arte podemos citar algumas obras de John Cage
e as esculturas de Christo Javachef que envolve com plástico objetos
e paisagens conseguindo surpreendentes efeitos estéticos.
Anteriormente a este conceito também foi usado como denominação
de um tipo de arte decorativa, de origem italiana, empregada na decoração
de moveis de madeira.
Arts
and Crafts
Movimento social e estético desenvolvido na Inglaterra na segunda
metade do sec. XIX, em pró revalorização das artes
e dos ofícios do passado.
Ashcan
School
A " escola da lata de lixo" foi a denominação
de um grupo de pintores dos Estados Unidos , de inspiração
realista, cujos temas preferidos eram aspectos da vida cotidiana, sem
nenhum tipo de idealização.Como sempre acopntece nos grupos
novos tiveram suas obvras rejeitadas no salão oficial de 1907 formando
então o "grupo dos oito"
( The eight"), considerados pela crítica como "apóstolos
da fealdade"
Assemblage
Trabalho tridimensional freqüentemente feito com objetos e materiais
achados, coletados e reunidos em uma única peça, colados formando uma
escultura sem nenhuma interferência de entalhe.
Automatismo
É sobretudo uma estratégia terapêutica de liberação ou superação
do indivíduo de sua faculdade crítica por meio "de um monólogo despejado
o mais rapidamente possível, não tendo qualquer controle", inspirado nos
métodos de investigação de Freud do inconsciente. André Breton, que além
de poeta foi também psiquiatra, após experimentá-lo como exercício de
criação de texto, propõe o automatismo como método de criação poética
surrealista.
Max Ernest introduziu neste método as técnicas das collages
e frotages, entre outras técnicas afins.
Claramente
se vê que o termo e a técnica englobam atitudes artísticas
com matizes diversos, embora coincidam no essencial.
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