B
Barroco
Movimento
cultural surgido nos finais do sec.XVI que predominou na Europa durante
todo o sec. XVII.
A
origem da palavra é incerta.Alguns historiadores de arte a relacionam
com o nome português que se dava às pérolas irregulares
mas foi amplamente usada para qualificar o pedantismo e a extravagância.
A pintura e a escultura barroca tendem a uma concreção plástica
dos estados anímicos, o que nos conduz ao expresionismo.
Modifica-se a linguagem figurativa e o homem começa a perder o
seu protagonismo absoluto dando lugar a paisagem.
Modifica-se tambem a linguagem pictórica e a pintura inclina-se
para o claro-escuro, os violentos contrastes e o desequilíbrio
compositivo.
Convém apontar que nem todos os barrocos tiveram a mesma importância
na evolução da arte.
Estão enquadrados nos princípios barrocos os pintores
Caravagio, Zurbarán, Velázquez e Rembrand, além do
gênio movimentado de Miguel Angelo.
Bateau-Lavoir
Conjunto de habitações miseráveis, no alto do
Montmartre, em Paris onde viveram, por volta de 1900, artistas do calibre
de Van Dongen e Picasso. Aos poucos, poetas e pintores juntaram-se a eles
neste local onde numerosos visitantes se reuniam discutindo pintura e
vivendo em perfeita boemia.
Appolinaire,Cocteau, Matisse, Braque, Vollard, todos ainda jovens e pouco
conhecidos.
Neste clima desenvolviam-se discussões que conduziram ao amadurecimento
do Cubismo e levaram Picasso a pintar a famosa obra " Demoiselles
d' Avignon".
Infelizmente este ambiente se dissolveu com a guerra 1914/1918.
Bauhaus
Instituto de arte fundado em 1919, em Weimar, na Alemanha, pelo arquiteto
Walther Gropius.
Aomesmo tempo escola de artes e ofícios, academia de belas artes
e centro de cultura artística.
Artistas de primeira linha lecionavam entusiasmados sob a direção
de Gropius:
Paul Klee enssinava teoria, tapeçaria e pintura
em vidro; Kandinsky, alem de teoria geral, dirigia o ensino de pintura
de monumentos e composição abstrata; Moholy-Nagy, Oskar
Schlemmer e Lyonel Feininger completavam o quadro de professores.
Lá tudo semodernizava: o balé, o teatro, a publicidade e
a fotografia.
Em 1933, expulsos pelo regime nazista, a maioria dos mestres se refugiou
nos stados Unidos.
"Nossa
finalidade , ainda que longínqua,
é a obra de arte unitária
-A Grande Obra-
onde não persistirá nenhuma distinção entre
a arte de monumentos e a arte decorativa."
Bazaine,Jean
(1904-?)Pintor francês cuja pintura em primeiro lugar, próxima
da figuração e inspirada na antureza, evoluiu para uma abstraçãolírica
de cores requintadas e suntuosas, de igual densidade sobre toda a tela.
Pode-se dizer que a sua obra tinha como que um caráter essencial
do objeto devorando este mesmo objeto inteiro.
Participou de grandes manifestassões internacionais: Bienal de
S. Paulo (1951),Younger Europeans Painters( Nova Yorque, 1953), Documenta
II ( Cassel, 1959).
Artista muito consciente desenvolveu suas idéias em numerosos artigos,
entre eles:
"
Notas sobre a pintura de Hoje" - (1948-53 e 55)
Bélgica,
Arte da
Dois movimentos de vanguarda tiveram influência decisiva na
vida artística belga: SOCIEDADE DOS VINTE e LIVRE ESTÉTICA.
PÁGINA
EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO
ENVIE
SEU VERBETE
|