C
Cadiouh,
Henri
(1906)
Representante da pintura de "Trompe-l'oeil" contemporâneo,
Cadiouh foi incentivador ativo do grupo "pintores da realidade"
que se liga a uma arte de ptrecisão de minúcias absolutas.
Caillaud,
Aristides
Pintor ingênuo começou sua pintura em um campo de concentração
durante a guerra de 1939( decorou a capela deste campo).
Participou da exposição de Arte Bruta em 1949 de depois
dedicou-se às Artes Decorativas e à Tapeçaria.
Calder,
Alexander
Inventordos "mobiles", iniciou suas esculturas compequenos
personagens executados em arame de ferro.
Em 1952 recebeu o Prêmio Internacional de Escultura da Bienal de
Veneza.
Criou depois os "stabiles", peças de metal de
gigantescas proporções.
Caran
D'Ache
A maioria das pessoas certamente conhece o termo Caran d'Ache como
o nome de uma marca de materiais de pintura. Realmente, em 1924, foi constituída
a sociedade suíça "Caran d'Ache", que ainda hoje fabrica lápis, tintas
e materiais de pintura. A escolha do nome visava homenagear o caricaturista,
só que, ao mesmo tempo, a empresa apoderou-se da sua identidade.
Emmanuel Poiré, conhecido por Caran D'Ache, foi um dos maiores
caricaturistas da história da arte. Nascido russo em 1859, é
considerado cartoonista francês por sua descendência e por
ter trabalhado na França.
A elipse e a ambiguidade narrativa (embora sem palavras), numa história
que procurava analogias entre o romance e a ilustração, seria as suas
componentes.
Caravaggio,Michelangelo
Merisi
(1573-1610)
Pintor italiano. Homem de vida airada, Michelangelo Merisi estuda
inicialmente em Milão com o maneirista Peterzano, contra cuja estética
reage asperamente. Autodidacta no que se segue, a sua pintura suscita
violentas reações. Mas apesar das críticas dos artistas, o público aprecia
as suas telas rugosas, encrespadas de pastosidades e dominadas pelo que
a partir dele se chama «tenebrismo», um forte e dramático contraste
entre sombras e luzes, conseguido por perfeito claro-escuro.
A atitude artística deste pintor é de franca rebeldia contra os convencionalismos
do momento. O estranho realismo de Caravaggio consiste não em copiar e
observar a natureza, mas em contrapor o valor moral da prática ao valor
intelectual da teoria.A influência de Caravaggio sente-se poderosamente
na Itália e no resto da Europa durante todo o século XVII, e os seus seguidores
continuam a cultivar o tenebrismo e o naturalismo ainda no século seguinte.
Caricatura
Gênero do desenho considerado independente a partir do sec.XIX,
consiste no exagero proposital dos traços da figura, para praticar
a sátira dos indivíduos, dos costumes, da política
ou da sociedade.
Cartaz
Gênero desenvolvido no sec. XX. com influência da estampa
japonesa, de linhas simples e cores livres.
Carrà,
Carlo
(1881-1966)
Pintor italiano, participou de 1909 a 1911 do movimento futurista.
Em seguida aproximou-se dos cubistas e em 1916 adotou com entusiasmo a
pintura metafísica.
Depois disto foi fundador e principal incentivador do grupo " novecento",
criado em 1922, com o retorno da arte italiana à imagem realista
.
Escreveu inúmeros estudos, especilamente sobre Giotto.
PÁGINA
EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO
ENVIE
SEU VERBETE
|